A imagem é um fator preponderante e de peso igual à formação e experiência profissional.
A construção de uma boa imagem tem como base ser e parecer e para tanto a atenção e vigilância tornam-se fatores essenciais que devem ser considerados no intuito de impedir ou evitar qualquer deslize fatal. Cria-la de forma sólida requer observação e estudo, pois só se tornará real e causará efeito positivo se for verdadeira.
O uniforme corporativo é uma forte ferramenta para implantar e aprimorar a cultura da elegância e da imagem adequada dentro de uma empresa. As organizações que fazem uso deste acessório como forma de padronização adequada a um ambiente profissional dão um passo muito importante para a construção de sua boa imagem, porém esta questão envolve mais que o uso em si de roupas iguais. A construção de uma imagem profissional reconhecida pelo mercado como exemplar e de sucesso não parte da base da pirâmide, o papel dos dirigentes é fundamental porque estes se tornam referências para seus colaboradores e conseqüentemente todos se tornam o reflexo de sua postura. Os funcionários tomam de exemplo seus superiores hierárquicos e sentem-se incentivados a se portarem da mesma maneira. Este comportamento é recebido e percebido pelos clientes externos e esta imagem disseminada no mercado. As empresas que fazem uso do uniforme aliado a práticas de etiqueta profissional conquistam uma imagem positiva e esta repercute no mercado favorecendo seus negócios, porém esta postura deverá ser constantemente orientada e reconhecida para seu aprimoramento.
Os benefícios que o uso do uniforme traz são diversos e vão desde o conforto e economia de tempo e dinheiro para o funcionário à adequação do ambiente de trabalho que reflete bom gosto e respeito pelos clientes. Quando se refere ao mercado de trabalho a boa imagem pode ser em muitos casos um fator decisivo, portanto torna-se responsabilidade de cada um e corresponderá a maneira como o indivíduo deseja ser percebido profissionalmente.
Desenvolver e trabalhar a conscientização dos usuários de vestuário profissional sobre a importância do uso do uniforme, da manutenção adequada para prolongar a vida útil das peças é fundamental. Proporcionar aos seus funcionários acesso fácil e orientação constante sobre os benefícios do uso da etiqueta, da boa postura e comportamento profissional, automaquilagem, cuidados com a pele, com os cabelos, escolha adequada dos acessórios (bolsa, sapatos, jóias e bjouterias) auxiliará na redução da resistência, muitas vezes criada pelos funcionários sobre uso do uniforme. Inserir e disseminar a importância do papel fundamental de cada colaborador para a boa imagem da empresa e conscientizar que a opção pelo uso do uniforme é investimento que beneficia a empresa e principalmente os funcionários. Estes usufruem oportunidades de desenvolvimento pessoal e social, fator essencial para manter a alta estima e a motivação. Cuidar de seu uniforme representa mais que manter uma peça de vestuário em bom estado é a tradução de sua apresentação pessoal e isto possui grande repercussão na ascensão e sucesso de sua carreira profissional.
A relação de uma boa imagem não está ligada às marcas e grifes ou de moda ditada pela sociedade. No mundo corporativo não há espaço para exageros e extravagâncias e sim para simplicidade e sobriedade, sempre combinadas com bom gosto e a adequação que o ambiente pede e jamais devem sugerir futilidade. A elegância e o bom gosto estão nas atitudes e não no exibicionismo, que nestas situações soam de forma negativa e pode afetar no momento da escolha de um candidato ou de uma promoção dentro da empresa ou mesmo no fechamento de um negócio. Para tanto optar por uniformes confeccionados com alta qualidade, atendendo aos critérios de modelagem, corte e costura exigidos pelo padrão profissional é uma excelente escolha para o empresário que deseja despertar e trabalhar a cultura da etiqueta profissional em sua organização.
Trabalhar a importância da imagem sugere que a falta dela por parte das pessoas é vinculada em muitos casos ao desinteresse e a desconsideração com quem está tratando, porém inúmeros consultores e profissionais de etiqueta comportamental e profissional afirmam que esta questão deve ser estimulada para que todos que façam parte da organização sintam-se motivados a buscarem esta prática e torna-la cotidiana e isto pode ser comprovado quando ao final de uma palestra sobre a importância da imagem ouvimos de um expectador a seguinte frase: “Nossa, que interessante! Eu não tinha pensando por este lado”.
Imagem, boa postura e bons tratos possuem valor ainda maior quando nos referimos a consultores e vendedores externos. Eles representam a corporação e tudo que a envolve, bem como os benefícios que seu produto ou serviço podem proporcionar ao cliente, qualquer deslize é fatal e isto é exatamente o que seu concorrente espera para que possa tomar seu lugar junto ao cliente. Os profissionais devem se dispor a apresentar-se bem a todo o momento, como o fazem quando visitam alguém que lhe é importante e para tanto se vestem com trajes de bom gosto e propício ao ambiente, usam de boas maneiras e respeito com quem o recebe. O uniforme realiza bem este papel, pois traduz o que a empresa deseja transmitir ao cliente no momento de apresentação e isto pode proporcionar ao consultor um tempo maior para expor seu produto ou serviço.
O uniforme profissional possui características próprias, que devem se diferenciar do seu guarda roupa de uso social, pois é uma forte ferramenta para o marketing pessoal e se utilizada com estratégia e planejamento lhe abre várias portas. Construir uma imagem adequada é uma estratégia de autopromoção e vale como regra básica, mas de muita importância lembrar que se vestir bem é fundamental, porém independente do seu cargo ou função a roupa deve lhe agregar valor e não o oposto. Destacar-se em meio a tantos e atingir o sucesso profissional é ter como base uma imagem positiva e otimista, boa comunicação e apresentação social e primar sempre pela boa aparência.
Numa entrevista de emprego onde há dois candidatos com habilidades técnicas, profissionais e pessoais similares, a aparência a princípio poderá favorecer aquele que melhor se apresentar. As organizações vêm buscando cada vez mais profissionais que se pareçam com o cargo que irá ocupar, pois competências em certos casos podem ser desenvolvidas mais facilmente em relação a uma boa imagem. Esta última é uma forte aliada da boa educação e da boa postura. Vestir-se adequadamente é um reflexo de como você se porta diante das pessoas e caso esta expectativa não seja correspondida através de suas ações todo o investimento feito no vestuário cairá por terra. Cumprimentar, sorrir, agradecer, pedir licença, desculpar-se, ajudar, saber ouvir entre outros são questões essenciais para o bom trato com todas as pessoas e não se limitam a cargos e funções de níveis mais elevados. Boa postura e educação caminham junto com o bom gosto e à adequação no momento de vestir-se, tornam uma pessoa bem quista e com excelentes atributos para representar uma organização séria e respeitada. Não deixando de citar ainda que podem render-lhe grandes oportunidades, que é fundamental para o sucesso de uma carreira profissional.
Seguindo as orientações sugeridas e trabalhando para uma mudança real de comportamento você e sua empresa estarão representadas pela elegância e profissionalismo que as peças de um uniforme de bom gosto refletem e isto conduzirá ao reforço da imagem séria, respeitosa e comprometida, necessárias para uma organização.
Algumas dicas podem ser úteis no processo de aprendizado e construção que através da prática tornam-se hábitos regulares como:
– Roupa e sapatos impecáveis;
– Cuidados com a pele, mantendo-a sempre com uma aparência saudável;
– Cuidados com os dentes e principalmente o hálito;
– Manter os cabelos sempre limpos e bem cortados;
– Manter as unhas sempre bem cuidadas;
– Cuidados com seu cheiro, optar por perfumes agradáveis e adequados para o horário e nunca exagerar na dose.
– Atenção especial aos acessórios, estes devem combinar com a ocasião e não devem ser extravagantes para não chamarem mais atenção que a própria pessoa.
– Higiene é fundamental!
Não cabe no universo corporativo deslizes que ponham em risco a credibilidade de um profissional e a da organização que ele representa. A construção de uma imagem ideal é simples, porém cercada de detalhes e pede manutenção e cuidados permanentes. Trata-se de um aprendizado constante que nunca deve cair no esquecimento. Tudo isso aliado às competências técnicas, profissionais e pessoais desenvolvidas fazem seu caminho rumo a ascensão de sua carreira, possibilitando suas realizações pessoais.